terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

IVERSON CARNEIRO: CANTADOR BRASILEIRO

sobre os cordéis de Iverson Carneiro

por Tanussi Cardoso*
inverno/2000


Os primeiros folhetos de cordel surgiram no fim do século XIX, com o pioneirismo de Leandro Gomes de Barros. É a literatura de cordel nascendo, advinda da transmissão oral, fixando-se no Nordeste e por lá se espalhando.
Como nos ensina Messody Benoliel, “os repentistas ou improvisadores, em diálogos atraentes, em versos setessilábicos ou decassilábicos, se apresentam através das modalidades conhecidas como Mourão, Martelo, Galope à Beira Mar, em desafios ou pelejas, onde o mote ou tema poderá ser previamente estabelecido antes do início da cantoria”.
O cordel, geralmente, tem fundo religioso, com sentido moralista, levando ao povo seu desconforto com relação à desagregação dos costumes e à corrupção governamental.
Quando um poeta como Iverson Carneiro faz um livro de poemas de cordel, nos dá uma alegria imensa, porque traz novas leituras para seus temas e motes, retirando do cordel a aura preconceituosa que nossa elite intelectual tem dele; preconceito que o exclui das nossas faculdades de letras, para quem o cordel não passa de subliteratura. Só por essa razão a empreitada já seria digna de aplausos. Porém, Iverson Carneiro é, antes de tudo, excelente poeta, e faz neste pequeno grande livro uma belíssima poesia de cordel urbano (expressão que ouso retirar de outro grande artista, Lapi), como, também já o fizera, com desenvoltura, o poeta Flávio Nascimento.
A poesia de cordel – e a de Iverson Carneiro, com certeza – tem uma concepção encantatória, mágica, ritualística. Traz para os grandes centros esse canto do povo, antes restrito praticamente ao sertão nordestino.
Os meios de comunicação, igualmente, retiram o cordel, seus repentistas e cantadores, do isolamento de origem, contaminando sua linguagem. E a pergunta que se pode fazer é se essa arte primitiva, cabocla, pode se perder com a mistura de influências urbanas.
Particularmente, creio que artistas verdadeiros, como Iverson Carneiro, só têm a somar, a fazer a tradição cordelística crescer. A urbanização do cordel pelos artistas dos grandes centros dão a ele novas roupagens, aumentando as abordagens política e nacional dos seus temas. Essa urbanização não faz com que seus cantadores e artistas populares percam o fio de suas raízes, do seu chão primitivo. Ainda é comum no Nordeste – apesar da televisão e do cinema – pessoas cantarem cordel maravilhosamente. Otacílio Batista, Cícero do Nascimento, Lourival Vitorino, Oliveira de Panelas... muitos já gravaram seus cordéis em CDs, tornando-se bastante populares no Sul e no Sudeste do país, como o sensacional Geraldo do Norte, sem que suas origens se percam, deixem de existir.
E Iverson Carneiro não tem rótulos. É poeta. E dos bons. Filho de Oswald de Andrade, faz sonetos perfeitos. Irmão de Torquato Neto e Cacaso, faz cordéis legítimos. E, da mesma forma que resgatou, com sinceridade e genialidade, a forma clássica do soneto (o que, também com maestria, fez outro poeta de sua geração, o fantástico Glauco Matoso), ele reverte a ótica dos cordéis e nos faz vê-los (lê-los) com olhos citadinos, sem que a pureza original se perca.
Iverson Carneiro, poeta da geração 70, é representante da melhor poesia brasileira contemporânea. Desbunde, bares, baseados, Glauber, Caetano, Chico e, agora, Nordeste revisitado – por que não?

Cantador ele sempre foi. Fundador do movimento da poesia marginal da Paraíba, juntamente com o cantor e compositor Chico César, Iverson Carneiro sempre disse poemas pelas ruas e praças do país: João Pessoa, Rio, Niterói, Salvador, Vitória, São Paulo... até mesmo na Argentina, não fosse ele um filho de Belém do Pará.
Em Capa de corDel há versos legítimos e brilhantes, sempre, na melhor tradição cordelística, defendendo causas, comprando brigas em favor de seus ideais, levantando bandeiras, fazendo manifestos. Mas Iverson Carneiro não perde nunca o bonde da história, antenado com o seu tempo, cioso do melhor versejar. E nos seus versos tudo cabe: martelos, cânticos, mourões... cordéis de primeira linha, que não deixam a desejar aos seus mestres primeiros e nordestinos. São versos ritmados, rimados, sem medo da sua brasilidade. E, como nos ensinou Mário de Andrade, por cantarem a nossa gente, falarem a nossa língua, por serem autenticamente nacionais, são versos universais, como quer a boa poesia.
Em seus cordéis cabem louvores à amada;
“Uma noite não é nada,
pra dormir com meu amor.”
Como não cabe o medo de ser considerado brega;
“eu, sem medo nenhum de ser cafona,
galopei no martelo o chão da Barra.”
Pois o poeta sabe que vive num país simples e belo;
“neste Brasil de caboclo,
de mãe preta e pai João.”
Num país tão (demo) crático, que tem cordel – e dos bons – até pro roqueiro Lobão;
“Meio peixe, meio morte/meio bala, Rio sem sorte;
meio dourada, mareada/meio tom no amanhecer.”
E se ainda persistir qualquer dúvida sobre o poder de fogo deste poeta brasileiro, é só se deixar (en) levar pela obra prima dedicada ao poeta Rodrigues Pinagé, “INFÂNCIA”, onde diz e confessa: “dou banho no verso em Ajuruteua.”
Iverson Carneiro não trai Machado, nem Baudelaire, nem Bukovski, nem a ele mesmo – ao contrário, continua lucidamente seu caminho poético de “mostrador” da realidade, de “gritador” das dores do seu tempo, de solidário poeta dos seus irmãos.
Cordel é sinônimo de poesia popular. Linguagem simples. Comunicação instantânea. Musicalidade. Improviso. E, a partir deste livro, sinônimo, igualmente, de Iverson Carneiro.
Avoé, irmão poeta! Salve, cordel de braços largos! Axé, meu bom menino guerreiro!

*Tanussi Cardoso é poeta, jornalista e presidente do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário