quinta-feira, 20 de maio de 2010

CINEMA BRASILEIRO

5XFAVELA: VITÓRIA CARIOCA EM CANNES

Ás vésperas de seu septuagésimo aniversário, Carlos "Cacá" Diegues trouxe para o 63º Festival de Cinema de Cannes um filme que ataca, derruba e vence um dos maiores pontos fracos do cinema nacional: a direção de ator. "5x Favela, agora por nós mesmos" presenteou os espectadores da platéia de críticos com atuações construídas com esmero exemplar para o padrão de um longa-metragem dirigido por iniciantes.
Há sete diretores no projeto, que é irregular em sua essência, como qualquer outro filme em episódios.
Dos cinco, pelo menos um é para aplaudir de pé e pedir bis: "Deixa voar", de Cadu Barcellos. "Acende a luz", de Luciana Bezerra não fica muito atrás, dando devido destaque a um intérprete de recursos cômicos fartos: Márcio Vito, que, por pouco, não merece o posto de o melhor elemento do filme coletivo. Ele perde para o jogo gracioso que os cineastas Manaíra Carneiro e Wagner Novais fazem com um velho mestre: Hugo Carvana, estrela do segmento "Fonte de renda".
Embora protagonizado por um inspirado Silvio Guindane, "Fonte de Renda", no qual um estudante da Zona Norte busca meios para pagar sua faculdade de Direito, traz Carvana como um velho policial. O diretor de "Vai trabalhar, vagabundo" vive o padrinho do personagem de Guindane. Com poucos gestos, Carvana traduz o código de ética dos que vivem em comunidades distantes da Zona Sul maravilha. É um homem que pede licença, fala pouco e dá bronca feroz sem alterar o volume de sua voz. A delicadeza com que Carvana cria um tipo que pega o nosso coração e não larga é facilitada pela dedicação de seus diretores.

Mesmo que o desempenho de Carvana e de Márcio Vito seja norte no tipo de interpretação apresentada pelo filme, que tem Cacá Diegues como produtor, todos os demais atores fazem o dever de casa com empenho e, tratando-se de uma ficção, isso já é meio caminho andado para produzir empatia, coisa que o novo "5x favela" produz. Essa empatia, entretanto, não veta as debilidades que certos episódios têm em sua ingenuidade excessiva. Mesmo assim, o saldo final de gols marca uma vitória carioca em Cannes, onde o longa está sendo exibido hors-concours. É um presente indireto para celebrar os 70 anos de Cacá com festa.
Mesmo assim, "5x favela" podia ter tido uma sorte melhor num aspecto: o longa chegou aqui no momento em que Cannes está mergulhada numa polêmica. "Copie conforme", o novo filme de Abbas Kiarostami na briga pela Palma de Ouro, rachou opiniões severamente, chegando a ser vaiado. Como Kiarostami é encarado como um deus por parte da crítica, centenas de jornalistas furaram a sessão do projeto trazido por Cacá Diegues para ver o debate de Kiarostami. Isso fez com que a sessão para a imprensa da produção brasileira ficasse esvaziada, sem condições de avaliar sua repercussão com a devida propriedade. Mesmo assim, risos e lágrimas foram ouvidos, embora tudo com muita parcimônia.

blog do bonequinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário